Desde o último domingo, 18/05, provedores de internet em Itanhangá e em todo o estado de Mato Grosso têm enfrentado ataques cibernéticos que têm afetado a qualidade do serviço de internet para os usuários. Esses ataques têm causado interrupções e lentidão no fornecimento de internet, prejudicando tanto usuários residenciais quanto comerciais.
De acordo com informações obtidas, os ataques têm sido direcionados às redes de dados dos provedores, resultando em quedas repentinas de conexão. Apesar dos desafios, os provedores estão trabalhando incansavelmente para mitigar os efeitos desses ataques e restabelecer a normalidade dos serviços.
Os ataques de hackers têm impactado até mesmo sistemas de segurança, como as câmeras do Vigia Mais Mato Grosso, que também foram prejudicadas em seu funcionamento. As autoridades e os provedores estão cientes da gravidade da situação e continuam a trabalhar para proteger as redes e garantir a segurança dos usuários.
Após análise técnica, foi identificado que a causa do problema é um ataque de negação de serviço distribuído
(DDoS), que tem sobrecarregado os servidores e comprometido a disponibilidade dos serviços digitais
ofertados.
Reforçamos que estamos em contato com os provedores de internet e com órgãos especializados em segurança da
informação para garantir a contenção do ataque e a proteção dos dados institucionais.
Apesar da mutação das formas de ataque DDDoS, que tem variado entre as formas T SYN, SYN-ACK, UDP
fload entre outros menos frequentes, os provedores tem tido sucesso na contenção da maioria dos mesmos, e quando não são
totalmente contidos seus efeitos tem cada vez mais sendo mitigados, reduzindo seus efeitos.
Os provedores reforçam a importância da colaboração de todos para enfrentar esses desafios cibernéticos e pedem compreensão enquanto trabalham na resolução desses problemas.