Polícia Civil cumpre mandados em investigações de furto de defensivos e comércio ilegal de armas para facções

Crédito: Divulgação

A Polícia Civil cumpre, na manhã desta terça-feira (01.4), quatro mandados de busca e apreensão domiciliar dentro de duas investigações realizadas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO). As investigações, distintas, apuram crimes de furto de defensivos agrícolas em uma fazenda em Sorriso e o comércio ilegal de arma de fogo por facções criminosas em Rondonópolis.

As ações contam com apoio de equipes das Delegacias Regionais de Sinop e de Rondonópolis, e integram o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate a atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Duas das ordens judiciais de buscas foram deferidas pela Justiça dentro de apuração do crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculos e majorado pelo repouso noturno, e o furto de R$ 287 mil em agrotóxicos de uma propriedade rural localizada na MT-242, em Sorriso.

O furto ocorreu na madrugada de 03 de março. Os criminosos arrombaram a porta do depósito, onde estavam armazenados os defensivos agrícolas, Também foram subtraídos agrotóxicos em outros dois pontos da fazenda, indicando que os suspeitos tinham conhecimento do local onde os produtos eram armazenados.

Com base em elementos apurados nas investigações iniciais, o delegado da GCCO, Antenor Pimentel, representou pelos mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça. As ordens judiciais são cumpridas em duas propriedades rurais, uma delas em Sorriso e outra no município de Nova Ubiratã.

Comércio ilegal de armas

Os outros dois mandados de busca e apreensão foram deferidos com base em investigações que apuram denúncia da venda ilegal de armas para integrantes de facções criminosas em Cuiabá. A ação resultou na apreensão de tabletes de maconha e na prisão em flagrante de um dos alvos por tráfico de drogas.

As investigações são desdobramentos da Operação Follow The Money, deflagrada em março de 2024, ocasião em que foram apreendidas oito pistolas modelo glock e diversos carregadores, na residência de um dos alvos. Diante das evidências, foi instaurada investigação para apurar o possível comércio de armas voltadas para uma facção criminosa, praticado por três investigados.

Com base nos elementos apurados, foi representado pelo mandado de busca e apreensão contra os suspeitos que foram deferidos pela Justiça. As duas ordens judiciais são cumpridas na cidade de Rondonópolis.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Maio Laranja mobiliza escolas e unidades de saúde em ações de prevenção ao abuso infantil. Fotos
Comissão de Segurança Pública organizará fórum para debater tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia
Com uma faca comum, sem anestesia, ela abriu a própria barriga e fez a cesariana em si própria
Itanhangá: Morador acerta 4 números da quina e fatura mais de 13 mil
Acidente na BR-163 envolve pelo menos seis veículos e um óbito confirmado até o momento. Vídeo
Acidente entre caminhonete e caminhão na MT-220 deixa duas pessoas mortas carbonizadas. Vídeo
Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova projeto em defesa da mulher, dos consumidores e transporte para entidades
Tabaporã: Polícia Civil prende casal que “emprestou” conta para receber pix durante roubo
Homem que sobreviveu a tumores no rosto e virou coach diz que cafeteria se negou a atendê-lo por causa da aparência
ALMT aprova projeto de Cattani que barra condenados por violência contra mulher de assumir mandato
Safra de soja recorde em MT: Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados
Assassinato de jovem é solucionado após 40 anos de mistério