Mounjaro supera Ozempic na redução de peso, mostra estudo

Crédito: Getty Imagens

Um estudo, realizado nos Estados Unidos e em Porto Rico, mostrou que a tizerpatida, principal componente do Mounjaro, promove uma perda de peso superior a obtida com a semaglutida, princípio ativo do Ozempic, em adultos com obesidade.

Os dados fazem parte da pesquisa clínica Surmont-5 e foram apresentados durante o 32º Congresso Europeu de Obesidade (ECO). O medicamento da farmacêutica Eli Lilly chega ao Brasil ainda na primeira quinzena de maio.

Para comparar a eficácia e a segurança dos componentes, os pesquisadores contaram com a participação de 751 adultos com obesidade ou sobrepeso, sem diabetes, mas com comorbidades, como: hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono (AOS) ou doença cardiovascular.

Durante 72 semanas, os pacientes foram acompanhados em centros de pesquisa nos Estados Unidos e em Porto Rico. Todos receberam orientação para dieta e atividade física e foram divididos em dois grupos: um recebeu tirzepatida (com doses de 10 ou 15 mg), e o outro, semaglutida (com doses de 1,7 ou 2,4 mg).

Resultados impressionam
Os resultados apontaram uma diferença significativa entre os dois tratamentos. Em média, os pacientes que usaram tirzepatida perderam 22,8 kg (20,2% do peso corporal), enquanto os tratados com semaglutida perderam 15 kg (13,7% do peso corporal). A porcentagem representa uma eficácia 47% maior da tirzepatida na redução do peso.

Além disso, 64,6% dos pacientes que usaram tirzepatida perderam pelo menos 15% do peso, contra 40,1% no grupo da semaglutida. Os cientistas também afirmaram que houve redução superior da circunferência abdominal dos participantes. Enquanto os tratados com tirzepatida perderam 18,4 cm, os com semaglutida ficaram em 13 cm.

“Graças aos mais recentes avanços em medicamentos para o controle da obesidade, mais médicos e pacientes estão vivenciando níveis de redução de peso nunca vistos anteriormente”, destaca um dos autores do estudo e médico Louis J. Aronne, membro da American College of Physicians, em comunicado.

Como age o Mounjaro
Através da tirzepatida, o Mounjaro simula a ação de dois hormônios produzidos no intestino, o GLP-1 e o GIP, auxiliando a controlar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o apetite. Justamente por essa dupla ação, o medicamento é considerado uma evolução dos remédios à base de semaglutida, como o Ozempic.

A aplicação do Mounjaro é feita uma vez por semana, por injeção subcutânea. Para fazer efeito, os especialistas recomendam que seu uso deve estar associado a mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma rotina alimentar saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Outro lado
Em nota enviada ao Metrópoles, a Novo Nordisk, fabricante do Ozempic e Wegovy, afirma que o estudo apresenta “limitações” e que os resultados não são consistentes com pesquisas publicadas anteriormente sobre a eficácia dos medicamentos.

“Não está claro para nós como a metodologia utilizada por eles resultou em uma perda de peso inferior à indicada em nossos medicamentos aprovados”, diz o texto.

A farmacêutica informa ainda que está estudando uma nova dosagem de semaglutida, de 7,2 mg, que apresentaria perda de peso média de 20,7%. Os resultados do estudo que mostra a eficácia do medicamento será apresentado em junho.

Autor: Metrópoles

Mais notícias

Itanhangá: Maio Laranja mobiliza escolas e unidades de saúde em ações de prevenção ao abuso infantil. Fotos
Comissão de Segurança Pública organizará fórum para debater tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia
Com uma faca comum, sem anestesia, ela abriu a própria barriga e fez a cesariana em si própria
Itanhangá: Morador acerta 4 números da quina e fatura mais de 13 mil
Acidente na BR-163 envolve pelo menos seis veículos e um óbito confirmado até o momento. Vídeo
Acidente entre caminhonete e caminhão na MT-220 deixa duas pessoas mortas carbonizadas. Vídeo
Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova projeto em defesa da mulher, dos consumidores e transporte para entidades
Tabaporã: Polícia Civil prende casal que “emprestou” conta para receber pix durante roubo
Homem que sobreviveu a tumores no rosto e virou coach diz que cafeteria se negou a atendê-lo por causa da aparência
ALMT aprova projeto de Cattani que barra condenados por violência contra mulher de assumir mandato
Safra de soja recorde em MT: Fatores climáticos associados à escolha de cultivares foram diferenciais para resultados
Assassinato de jovem é solucionado após 40 anos de mistério