Brasnorte: Indígenas denunciam ameaças de madeireiros e extração ilegal de madeira em reserva

Crédito: Imagem Ilustrativa

A coordenadora técnica local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em Brasnorte, Aline Ramos Francisco, procurou a Delegacia de Polícia Civil do município para denunciar a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Miky e ameaças sofridas por mulheres da aldeia.

Segundo relato feito às autoridades, madeireiros estariam realizando extração clandestina de madeira dentro do território indígena. Diante da situação, um grupo de mulheres da aldeia decidiu confrontar os extratores para exigir que deixassem a área e cessassem as atividades ilegais. No entanto, a atitude gerou reação violenta.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado, os madeireiros ameaçaram as mulheres com facões, afirmando que matariam todos caso continuassem interferindo na retirada de madeira.

As informações apuradas até o momento apontam que os madeireiros contariam com o apoio de um indígena da própria comunidade, já identificado, que estaria diretamente envolvido na exploração da área florestal, além de outros três indígenas que estariam prestando e à atividade ilegal.

O delegado de Brasnorte, Dr. Guilherme Renato Hernandes Polimeni Lós, confirmou o registro da ocorrência e informou que o caso será encaminhado às autoridades competentes. “Vamos acionar a Polícia Federal, o Ibama, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Estadual de Povos Indígenas, além dos órgãos federais de Direitos Humanos. O caso é grave e requer atuação integrada para garantir a proteção da comunidade indígena e do meio ambiente”, afirmou o delegado.

A Terra Indígena Miky é protegida por legislação federal e qualquer atividade de exploração sem autorização configura crime ambiental e violação de direitos indígenas. A Funai acompanha o caso e deverá colaborar com as investigações e medidas de proteção à comunidade.

Autor: Band FM Brasnorte

Mais notícias

Itanhangá: Oficina de Marketing Digital será realizada no dia 27 de maio
Polícia Civil cumpre mandados de prisão por homicídios e apreende drogas durante operação
1 bilhão de adolescentes terá obesidade ou transtorno mental até 2030
Revisão das bulas de defensivos e irrigação para agricultura familiar são temas de debate da FPA
Carne bovina de MT é apresentada como modelo de sustentabilidade e custo-benefício na China
Chef confessa ter matado, esquartejado e cozido partes do corpo de homem juntamente com legumes
Tapurah: Vítima sobrevivente de tentativa de homicídio em bar é ameaçada de morte mais uma vez
Mulher é executada a tiros dentro de casa durante madrugada
Itanhangá: Cinema na Praça leva conscientização e diversão às famílias em alusão ao Maio Laranja. Fotos
Itanhangá: Homem morre após galho cair em sua cabeça
Nem cerveja, nem abacaxi: é assim que você amacia a carne de segunda para ficar igual de primeira
Deputados aprovam projeto que altera Cadastro Estadual de Pedófilos em MT